Este artigo foi publicado em Energia Solar Sem categoria com as etiquetas smartflower | inovação | energia solar fotovoltaica | em 15/05/2017
Partilhar:
O primeiro sistema de energia solar fotovoltaica “all in one” já vai começar a ser comercializado em Portugal. O Smartflower é o futuro no presente, pelo seu design e sistema inovador que se assemelha a um girassol. Tal como estas flores, o Smartflower segue o sol captando mais 40% de energia do que as placas solares convencionais.

O desenho deste colector solar, semelhante ao de um girassol, é parte essencial do sistema. Para além de seguir o sol ao longo do dia, o Smartflower tem também a capacidade de se posicionar automaticamente num ângulo de 90º, conseguindo um melhor aproveitamento. O CEO da companhia austríaca Smartflower afirma que “o nosso objectivo é que as pessoas possam ter a sua própria energia limpa para o auto-abastecimento do seu lar”.

Smartflower na relva e em frente a uma casa Créditos: Design to Improve Life

 

Este sistema de energia solar fotovoltaica está apto para conseguir a independência energética. O director-geral da Smartflower Iberia, Julio Matilla, declarou, em relação ao Smartflower, que “estamos a falar de investimentos muito interessantes, especialmente se tivermos em conta as outras opções fotovoltaicas disponíveis no mercado, que apresentam uma capacidade de produção inferior em 40%”.

Smartflower vs Painéis Solares Convencionais


O que faz com que a maioria da luz solar seja captada são os painéis monocristalinos e o seu sistema de conexão inteligente. Este sistema é capaz de produzir energia limpa para uma vivenda inteira e não altera o design da casa. Para além disso, o Smartflower poupa trabalho através do seu sistema de limpeza inteligente e pelo seu tempo de instalação de apenas duas horas.

Os painéis convencionais são instalados de forma estática nos telhados, pelo que o seu aproveitamento não é o mais optimizado. Inversamente, o Smartflower capta a energia solar desde o nascer do sol e até nas horas de menor exposição.

No final do dia, o sistema de energia solar fotovoltaica volta à sua “posição de repouso”, fechando-se automaticamente.

Smartflower em posição de repouso, com as pétalas empilhadas. Créditos: VP Solar

Fonte: Green Savers

Comentários
jose manuel gil marques | 15 de Maio de 2017
Agradecia mais informacoes incluindo preco obrigado
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se