Este artigo foi publicado em Energias Renováveis com as etiquetas energias renováveis | formação | em 10/05/2017
Partilhar:
O sol, a água, o vento e a Biomassa. Estas são quatro das energias renováveis que Portugal se tem fartado de aproveitar. Portugal é dos países que melhor pode rentabilizar estas energias. Só o sol que atinge o território a sul do Tejo poderia fornecer energia à União Europeia (UE) praticamente toda.

Nos últimos anos o investimento nas energias limpas tem aumentado, assim como, a produção e o consumo. Tanto, que a Galp, que não abre mão do petróleo, já exprimiu a sua vontade de apostar ainda mais nas renováveis!

Pode, por isso, esperar-se um aumento do emprego na área, como vai acontecer com a central solar em Faro. Escusado será dizer que a formação nesta área será, certamente, um benefício para quem é apaixonado e tenciona trabalhar com a sustentabilidade ambiental.



 

Preocupação ambiental é uma realidade


Existe cada vez mais uma preocupação com o ambiente e com a sustentabilidade. Al Gore falou sobre o aquecimento global em 2006 e, a partir daí, muitas outras celebridades e líderes mundiais lutam contra as emissões de CO2.

Quando as nações do mundo se juntam para tentar reduzir as emissões de gases poluentes (no Acordo de Paris, 2015), isso terá, com certeza, efeitos no sector das energias renováveis.

Mais apoios estatais à produção de energias não poluentes


Existe uma razão pela qual a produção das energias renováveis tem sido crescente. Isso acontece porque se provou que estas tem um potencial enorme na economia do país. A redução da emissão de gases com efeito de estufa faz com o preço da electricidade no mercado baixe. Com preços baixos existe uma maior sustentabilidade económica e ambiental, claro.

Dentro de todo este cenário, o Governo português já anunciou que pretende avançar com mais projectos e investir à séria no nas energias limpas. O objectivo? Aumentar ainda mais as quotas ao criar centrais de biomassa, parques eólicos e solares.

Produção das energias renováveis está a aumentar


Portugal tem sido dos países da União Europeia que mais tem apostado nas energias renováveis. Só em 2015, Portugal tinha a sétima maior quota de energias renováveis da UE. No ano seguinte, conseguiu-se chocar o mundo quando se consumiu apenas energia limpa durante quatro dias e meio. Até a Tesla notou este feito e fez um vídeo todo filmado em Portugal.

https://youtu.be/EbVBj9_CePk

A produção destas energias tem sido mais metade da electricidade do total que é consumível e isso conta.

Área precisa de qualificação


A área das energias, por ser uma área técnica e até ligada às engenharias, precisa de trabalhadores qualificados. Seja para cargos mais elevados ou para a manutenção, a qualificação é sempre necessária para que se possa ingressar neste mercado melhor preparado e com mais conhecimentos.



 
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se