Este artigo foi publicado em Energia Eólica com as etiquetas energias alternativas | energias renováveis | em 27/06/2016
Partilhar:
Geradores eólicos offshoreAo londo de 5 anos realizaram-se diversos testes do WindFloat, projeto pioneiro a nível mundial para exploração do recurso eólico em águas profundas, para aproveitamento das energias renováveis que estão ainda pouco desenvolvidas, como forma de assegurar um futuro sustentável.

Esta plataforma, semi-submersível e triangular, esteve ao largo de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim sustentando uma turbina Vestas de 2MW, comprovando a sua viabilidade técnica e capacidade de sobrevivência a condições metereológicas severas (suportou ondas superiores a 15 metros).

Durante a fase de testes esta turbina eólica produziu cerca de 17GWh de energia renovável, demonstrando elevados níveis de disponibilidade. Outro dos seus méritos é o custo de instalação que é inferior ao de uma estrutura fixa, uma vez que depois de montado em terra é rebocado/instalado por um único navio.

O futuro da energia eólica offshore em Portugal


A fase seguinte deste projeto, ao largo de Viana do Castelo, será construir um parque eólico com três aerogeradores, cada um com 8,3MW. Irá ser o primeiro parque eólico 'offshore' com esta tecnologia específica e, que permitirá preparar toda a cadeia de valor para a posterior entrada em fase de exploração comercial.

O foco de inovação deste projeto tem como ambição aproveitar o know-how e desenvolvimento integral em Portugal, podendo numa fase inicial, pré-comercial, envolver mais de 500 pessoas.

Se pretende trabalhar num projeto pioneiro como o WindFloat, valorize a sua formação com o Curso de Energia Renovável ou Curso de Energia Solar da Master.D.
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se