Este artigo foi publicado em Energia Solar com as etiquetas energia solar | energias alternativas | portugal | solar-fotovoltaico | em 25/07/2016
Partilhar:
O investimento em energia solar está a crescer em Portugal e cada vez mais tem que se apostar na formação para conseguir acompanhar esta tendencia e pertencer a uma das profissões do futuro.

Centrais solares fotovoltaicas em construção em Portugal


Central a energia solar fotovoltaicaEntre setembro de 2015 e maio deste ano a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG ) recebeu 68 pedidos de licenciamento para construir centrais solares num total de 2300 megawatts (MW).
Destes 68 pedidos a DGEG tem em fase de licenciamento 35 para a produção de energia solar, num total de 1250 MW, o suficiente para abastecer cerca de 750000 casa.

"Estes números revelam a crescente a adesão dos promotores por esta tecnologia de produção de energia eléctrica, num contexto de mercado concorrencial, com regras claras e bem definidas", refere a DGEG.

Esta semana o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, informou que estava já em instalação “180 MW de projetos solares fotovoltaicos” durante a apresentação do "BP Statistical Review of World Energy 2016" que teve lugar no dia 19 junho no ISCTE-IUL em Lisboa.

Crescimento em Portugal da energia fotovoltaica


No seu discurso, Jorge Seguro Sanches sublinhou que nos últimos cinco anos as "energias renováveis representaram em média cerca de 50% do consumo" no país. E que depois da eólica urge agora apostar na produção a partir da energia solar.

A energia solar fotovoltaica já foi anunciada como a terceira revolução nas energias renováveis em Portugal, no entanto os investimentos na área e os conhecimentos técnicos tem sido um dos fatores que têm atrasado o desenvolvimento do aproveitamento da energia solar.

No final de 2015 a energia solar representava em Portugal continental cerca de 1,5% da produção total de eletricidade, tendo o governo já vindo anunciar que esta é a grande aposta para Portugal continuar a liderar nas renováveis.

Formação em energia solar


Se trabalha no ramo da energia solar e precisa de uma atualização dos seus conhecimentos, ou se está interessado em entrar para este mercado de trabalho, umas da formas de aproveitar este crescimento no investimento em energia solar é apostar numa formação contínua.

Saiba mais sobre as técnicas de instalações solares (fotovoltaica e térmica) com o curso de energia solar da Master.D. Durante o curso terá a possibilidade de aceder aos nossos laboratórios e realizar sessões práticas que abordam as características técnicas e o funcionamento de painéis fotovoltaicos e coletores solares térmicos.
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se