Este artigo foi publicado em Energia Solar com as etiquetas Ourika! | regime de mercado | em 25/09/2017
Partilhar:
A central solar de Ourique começou a ser construída em Julho e espera-se que esteja a produzir em Agosto de 2018.

Começou já a ser construída a primeira grande central solar europeia sem tarifas. Esta central situa-se em Ourique, no Alentejo, e foi denominada Ourika! – uma junção entre o nome da localidade e a expressão “Eureka”.

A Ourika! vai ter um investimento de 35 milhões e a sua empresa promotora é a MorningChapter. Esta central é, assim, a primeira a ser construída sem custos para os contribuintes. O facto de ir funcionar em regime de mercado faz com que não sejam precisas “tarifas garantidas ou outros subsídios estatais”.

Com uma potência instalada semelhante à central da Amareleja, a central solar de Ourique vem mudar o paradigma europeu. A Ourika! pretende mostrar que é possível construir uma central solar de grande dimensão em regime de mercado. Como referiu a MorningChapter, prevê-se que esta não tenha “impacto negativo no preço da energia”.

Engenheiro que trabalha numa central solar

 

Está projectado que a central solar de Ourique irá ter “uma potência total instalada de 46 MWp”. Está também já previsto que, anualmente, a central irá produzir cerca de 80 gigawatts-hora. Com esta produção é possível garantir “o consumo de aproximadamente 25 mil famílias”. Para além do consumo, será ainda evitada a emissão de, sensivelmente, 45 mil toneladas de gases com efeitos de estufa”.

O concelho de Ourique foi o escolhido para a instalação desta central devido a ser uma localização com “máxima irradiação solar na Europa continental” por estar próxima à Rede Nacional de Transporte da Electricidade (RNT).

A energia produzida por esta central solar terá como fim a exportação para outros países europeus. Desta forma é possível aumentar a “independência energética nacional e europeia” de energia nuclear e gás natural.

 

 

A construção da central solar de Ourique


A central solar de Ourique está a ser construída “numa área de 100 hectares situada perto da aldeia de Grandaços”. A Ourika! deverá estar pronta em Julho de 2018 para iniciar a produção em Agosto do mesmo ano.

Foi já no passado dia 14 de Setembro que o projecto da central foi anunciado no concelho que a vai acolher. Foi também apresentado o facto de se irem criar 150 postos de trabalho na fase de construção e cinco na fase de operação e manutenção.

Painéis solares que pertencem a uma central

 

Fonte: Dinheiro Vivo

Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se