Este artigo foi publicado em Geral com as etiquetas energias alternativas | em 21/11/2014
Partilhar:
Depois de termos dedicado um artigo à energia solar, hoje centramos o tema na Biomassa: "A maior fonte de energia renovável do país".

Mundialmente, a energia utilizada em grande escala tem sido confiada aos combustíveis fósseis. A biomassa surge como uma alternativa natural e sustentável à utilização dos combustíveis fósseis.

biomassa

A biomassa inclui toda a matéria orgânica produzida através da fotossíntese. Esta matéria inclui as plantas, resíduos sólidos urbanos e de esgotos, resíduos derivados de animais como o estrume, resíduos florestais, resíduos agrícolas e alguns resíduos industriais.

A energia produzida através da biomassa traz inúmeras vantagens para além de promover um planeta mais verde e contribuir para a redução da necessidade de combustíveis fósseis. Estes, para além de causarem poluição, podem também esgotar-se rapidamente.

A biomassa pode ser utilizada directamente através da combustão para produzir calor ou, indirectamente, através da sua conversão para diversas formas de biocombustível. Esta conversão é feita utilizando diferentes métodos como, por exemplo, térmicos, químicos e bioquímicos.

Para além de ser uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis e a outras energias renováveis, há outras vantagens resultantes da utilização de biomassa que é importante salientar:

1. A energia da biomassa é amiga do ambiente e é segura. A biomassa não lança dióxido de carbono para a atmosfera, uma vez que o absorve para permitir o seu próprio crescimento. O dióxido de carbono libertado pelos combustíveis fósseis são libertados para a atmosfera e são prejudiciais ao meio ambiente.

2. A biomassa pode ser utilizada para gerar electricidade nas mesmas instalações que agora se utilizam para proceder à queima de combustíveis fósseis.

3. A energia da biomassa não está associada a impactos ambientais como a chuva ácida, despojos de minas, poços abertos, derrames de petróleo, eliminação de resíduos radioactivos ou do represamento de rios.

4. Os biocombustíveis são sustentáveis. Para além disso, utilizando-se os desperdícios e resíduos como combustível reduz-se a poluição pois evita a sua deposição em aterros. Por exemplo, o lixo em aterros pode, pelo menos parcialmente, ser queimado para gerar energia de biomassa utilizável.

5. É abundante e renovável. Os produtos de biomassa são abundantes e renováveis. Provêm de fontes vivas, e que não se esgotam, bastando apenas que haja seres vivos na terra e alguém para fazer gerar estes componentes vivos e estes resíduos em energia. Nos Estados Unidos e na Rússia, existem florestas abundantes de madeira para ser utilizada na produção de energia de biomassa. No Reino Unido, os combustíveis de biomassa são feitos a partir de resíduos de produção animal tais como fezes de galinha recicladas. Nas Maurícias são utilizados resíduos agrícolas como os resíduos da cana-de-açúcar e no Sudeste Asiático os resíduos de casca de arroz.

6. Reduz a dependência dos combustíveis fósseis: é uma fonte alternativa de combustível para muitos proprietários e tem ajudado a reduzir a sua dependência dos combustíveis fósseis.

7. A biomassa pode ser convertida em outras formas úteis de energia como o gás metano ou combustíveis como o etanol e o biodiesel. Culturas, como a cana-de-açúcar e milho, podem ser fermentados para produzir o combustível para transporte, o etanol. Biodiesel, outro combustível de transporte, pode ser produzido a partir de produtos alimentares, como óleos vegetais e gorduras animais.

8. A biomassa está facilmente disponível e pode ser cultivada com relativa facilidade em todas as partes do mundo.

Conteúdos Relacionados:
- Novo Curso de Biomassa
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se