Este artigo foi publicado em Energias Renováveis com as etiquetas biomassa | renováveis | em 07/06/2017
Partilhar:
Mas afinal, o que é a biomassa? Sempre que se fala em energias renováveis existem algumas que surgem instantaneamente na nossa cabeça: a solar e a eólica. Contudo, existe uma terceira que até pode parecer estar esquecida. Só que não. Essa outra chama-se biomassa e tem feito questão de aparecer regularmente.

Ainda em Fevereiro o Governo anunciou que estava aprovada a construção de três centrais de biomassa. E também não foi há muito tempo que o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a biomassa permite garantir a “limpeza das florestas”, enquanto se importa menos combustíveis fosseis.

Central de biomassa Central de biomassa

Mas vamos voltar um passo atrás…


Florestas? Pois é, a biomassa é toda a matéria orgânica que provém de árvores e outras plantas. A ideia não é destruir as florestas para aproveitar a madeira, mas sim reaproveitar a que resta de abates ou até a que cai por si. Outra forma de conseguir tudo o que é a biomassa é aproveitando dejectos de animais e outros resíduos agrícolas e urbanos, assim como serradura.

Através de processos termo e bioquímicos (entre outros), estes materiais são transformados em biomassa sólida, líquida e gasosa. A sólida são as estilhas, os briquetes e o carvão vegetal, por exemplo, que originam calor. Quanto à biomassa líquida, normalmente são os biocombustíveis (obtidos a partir de óleo de colza ou de girassol). Já a biomassa gasosa é obtida a partir das culturas agropecuárias e que é transformada a partir do metano dos dejectos animais.

 



E o que é que se pode fazer com a biomassa?


Bem, a biomassa tem inúmeras utilizações, desde aquecimento até à mecânica. Alguns exemplos são:

  • Produzir energia térmica para caldeiras, secadores e fornos.

  • Produzir energia elétrica que pode ser introduzida na rede.

  • Produzir energia mecânica, como o biodiesel (equivalente ao gasóleo) e bioálcool (equivalente à gasolina)


Exemplo de Pellets, produto da transformação da biomassa Exemplo de Pellets, produto da transformação da biomassa
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se