Este artigo foi publicado em Geral com as etiquetas energias alternativas | energias renováveis | metas consumo energia | em 02/06/2016
Partilhar:
Segundo a REN21 , organização que reúne os diferentes intervenientes (stakeholders) nas energias renováveis a nível mundial, em 2015 as energias renováveis registaram um crescimento e consequente aumento dos empregos neste setor, como se pode verificar na publicação de dia 01 do Relatório da Situação Global das Energias Renováveis de 2016.

Crescimento das Energias Renováveis a nível Mundial


Em muitos países o crescimento de energia elétrica renovável tem diminuído o seu custo de produção, o que a está a tornar mais competitiva do que a energia à base de combustíveis fósseis.

No final de 2015 com o COP21 (2015 United Nations Climate Change Conference) muitos países aumentaram as políticas de suporte às energias renováveis de forma a mitigar as alterações climáticas a nível mundial o que fará com que haja uma maior procura por energias renováveis.

Na generalidade, o emprego no setor das energias renováveis, sem incluir as grandes centrais hidroelétricas, aumentou em 2015 para uma estimativa de 8,1 milhões de postos de trabalho, directos e indirecto, tendo a energia solar contribuído em grande percentagem.

Crescimento das Energias Renováveis em Portugal


Para 2020, Portugal tem como objetivo fornecer e ser sustentável em 45% de energia elétrica renovável. Em Maio conseguiu já assegurar o consumo de eletricidade por fontes renováveis durante 4 dias seguidos. Durante 107 horas não foi necessário recorrer a nenhuma fonte de produção de eletricidade não-renovável, como o carvão ou gás natural.

Segundo a APREN,
Portugal foi, em 2014, o terceiro país da União Europeia com maior incorporação de energias renováveis na produção de energia elétrica.

Estes dados mostram que Portugal pode ser ambicioso numa transição para um consumo líquido de energia elétrica 100% renovável e apostar na formação em energias renováveis para integrar os 58.532 postos de trabalho, diretos e indiretos, previstos para 2020 de acordo com o estudo APREN/Deloitte 2014.
evolucao-emprego-energias-renovaveis-2020

Fontes:
http://www.ren21.net/wp-content/uploads/2016/06/GSR_2016_Full_Report1.pdf
http://www.apren.pt/pt/dados-tecnicos-3/dados-nacionais-2/resumo-do-estudo-impacto-macroeconomico-do-setor-da-eletricidade-de-origem-renovavel-em-portugal-2/impacto-no-emprego-2/evolucao-do-emprego-gerado-pelo-setor-da-eletricidade-renovavel/
Estatísticas Rápidas - Janeiro 2016, DGEG, página 17 - http://www.apren.pt/pt/dados-tecnicos/publicacoes/nacionais/
http://www.apren.pt/fotos/newsletter/conteudos/estatisticas_rapidas__janeiro_2016_dgeg_1462362421.pdf
Deixe o seu comentário:

Curso de Energias Renováveis

Solicitar mais informações:
Informe-se